Os 10 benefícios da cenoura

Crua ou cozida, cortada, inteira ou ralada, a cenoura é um dos legumes que mais favorecem o bom funcionamento de nosso organismo. Originária do Afeganistão, suas primeiras sementes são datadas de cerca de 500 A.C. e desde então apontadas como parte de ensopados especialmente preparados para a cura de enfermidades. 

Famosas por seu potencial bronzeador, as cenouras costumam entrar em alta no verão. Apesar disso, nós do blog Soja Saúde preparamos uma lista com os principais benefícios da cenoura para que, mesmo no auge do inverno, esse poderoso legume não seja esquecido em seu cardápio. Confira: 

1 – Grande fonte de vitamina A graças ao elevado teor de caroteno (que no organismo se transforma em vitamina A), a cenoura contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas. É necessário apenas 100 gramas do legume para suprir a necessidade média diária de vitamina A no organismo. 

2 – A cernoura é rica em vitaminas do complexo B, que, entre outras funções, ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

3 – Suas propriedades auxiliam na limpeza dos dentes e na saúde bucal. 

4 – O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças do sistema respiratório. 

5 – O caldo concentrado de cenoura melhora e aumenta o volume sanguíneo o que, em gestantes e lactantes, aumenta e melhora a produção do leite.

6 – A cenoura é repleta de propriedades medicinais como ação anti-séptica, antimicrobiana, bronzeadora, cicatrizante, diurética, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante e suavizadora.

7 – Graças a suas propriedades nutricionais, a cenoura auxilia no fortalecimento do organismo no caso de doenças como reumatismo e tuberculose.

8 – Fonte de vitamina E e de ácido fólico, a cenoura possui importante ação antioxidante, evitando danos nos tecidos e auxiliando nos sistemas imunológico, nervoso e cardiovascular.

9-  Sua fibra auxilia no trânsito intestinal e na redução dos níveis do chamado colesterol ruim no sangue.

10 – A cenoura contém muitos sais minerais como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo.

Com seu sabor levemente adocicado, a cenoura combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada em sopas, saladas, cremes, suflês ou doces. Que tal soltar a criatividade e preparar um acompanhamento com esse poderoso legume para o seu produto Soja Mania predileto? 

Brunna Zurlo, redatora publicitária e vegetariana

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email