15 Fontes de proteínas vegetais

As proteínas contêm aminoácidos e, por isso, são essenciais para um bom funcionamento do organismo. Que vegetariano nunca ouviu questionamentos a respeito de deficiência proteica em sua alimentação graças a ausência de carnes e produtos de origem animal em seu cardápio?

A verdade é que há nove classificações de aminoácidos que o nosso corpo necessita para seu pleno funcionamento e que a maioria dos produtos de origem animal contêm estes nove aminoácidos. Apesar disso, as proteínas de origem vegetal possuem uma vasta gama de aminoácidos dentre essas classificações, faltando, normalmente, apenas um ou dois tipos específicos. Se em cada vegetal diferente faltam tipos de aminoácidos diferentes, você deduziu certíssimo, Sojamaníaco: basta combinar diferentes fontes de proteínas vegetais para que a dieta vegana não debilite em nada a absorção proteica do organismo. Pensando nisso, nós do blog Soja Saúde preparamos uma lista com quinze alimentos de origem vegetal que possuem boa parte dos tipos de aminoácidos necessários para nossa saúde e sua respectiva porcentagem de proteína por xícara de chá. Altere o consumo diário destes alimentos, consumindo ao menos dois deles ao dia, e turbine a dose proteica de seu cardápio. Confira abaixo:

1 – Soja – Riquíssima em aminoácidos, a soja possui cerca de 41 gramas de proteína por xícara de chá.
2 – Tofu – 35 gramas por xícara.
3 – Sementes de girassol – 24 gramas por xícara.
4 – Caju – 20 gramas por xícara.
5 – Lentilhas – 18 gramas por xícara.
6 – Feijão preto – 15 gramas por xícara.
7 – Leite de soja – 11 gramas por xícara.
8 – Ervilhas – 9 gramas por xícara.
9 – Quinoa – 9 gramas por xícara.
10 – Semola – 8 gramas por xícara.
11 – Arroz integral – 5 gramas por xícara.
12 – Trigo – 5 gramas por xícara.
13 – Brócolis – 4 gramas por xícara.
14 – Abacate – 4 gramas por xícara.
15 – Cevada – 3 gramas por xícara.

E aí, Sojamaníacos, além da Soja presente no seu hambúrguer Soja Mania predileto, quais serão as fontes de proteína de hoje?

Brunna Zurlo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email