Aprenda a fazer homus

Originário do sudeste da Turquia, o grão de bico foi comercializado por espanhóis, portugueses e indianos desde o século 16, quando suas sementes saíram do Oriente para conhecer as terras mediterrâneas e asiáticas. Graças à sua adaptabilidade ao clima frio, acabou conquistando seu espaço em várias partes do mundo, inclusive nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e na alimentação dos veganos de plantão.

Essa poderosa leguminosa possui alto teor proteico, contendo cerca de 9 gramas de proteína a cada 100 gramas. Pensando nesse benefício, nós do blog Soja Saúde trouxemos esta receita originária da Índia que, além de simples de fazer, versátil, saudável, proteica e deliciosa, é perfeita para acompanhar o seu produto Soja Mania predileto. Confira abaixo:

Ingredientes

– 300 g de grão de bico
– 1 dente de alho descascado
– 100 g de tahine
– Suco de 1 limão
– Azeite de oliva a gosto
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Coloque o grão-de-bico numa tigela e cubra com água. Deixe de molho por no mínimo 4 horas. Escorra a água do molho e transfira os grãos para uma panela grande. Cubra os grãos com 1 litro de água. Leve a panela ao fogo alto e deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos ou até ficar macio, mas tome cuidado para não deixar desmanchar. Quando o grão-de-bico estiver cozido, retire do fogo. Escorra a água, mas não toda. Uma parte dela será usada para bater os grãos. Retire as cascas com as mãos e despreze-as.

No processador de alimentos, bata o grão-de-bico descascado, o alho, o suco de limão e o tahine. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Adicione a água do cozimento aos poucos e bata até obter uma pasta homogênea. O ponto deve ser o de um patê grosso. Retire o homus do processador, coloque num prato. Se quiser, acrescente azeite sobre a pasta ou decore com páprica picante. Sirva com pão sírio e hambúrgueres Soja Mania.

Brunna Zurlo, redatora publicitária e lactovegetariana

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email