Aprenda a fazer aquafaba: a clara de neve vegana

A aquafaba é, em essência, um líquido de cozimento de leguminosas, geralmente de grão-de-bico. O nome vem de aqua (água) e faba (Fabaceae –a família das leguminosas) e, apesar de ainda pouco conhecida, pode ser utilizada para substituir as claras de ovos em muitas receitas, já que ambas possuem tanto a consistência quanto as propriedades bastante parecidas.

Tecnicamente a aquafaba é uma combinação única de amidos, proteínas e outros sólidos vegetais solúveis que migram a partir das sementes para a água durante o processo de cozimento. A consistência deve ser um pouco viscosa, mas não muito grossa, e não muito líquida. Idealmente, deve ser a mesma consistência de clara de ovo e, sendo assim, 3 colheres de sopa de aquafaba fazem o papel de um ovo na receita.

O poder da aquafaba é versátil: ela pode ser usada como um agente espessante, ligante, emulsificante, de formação de espuma e muito mais, possibilitando suspiros, mousses, sorvetes, marshmallows, brownies, macarons, maionese, entre outros, todos veganos e deliciosos! Pensando nisso, nós do blog Soja Saúde trouxemos a receita desse coringa da culinária vegana e saudável. Confira abaixo:

Ingredientes:

– Uma xícara de grão-de-bico;

– Água (cerca de 5 xícaras).

Neste caso o rendimento é de uma xícara de aquafaba (e cerca de 2 xícaras de grão-de-bico cozido, que podem ser utilizados em outras receitas).

Modo de preparo:

– Coloque o grão-de-bico de molho, ultrapassando-os em 3 dedos de água. Deixe por pelo menos 6 horas. Neste período, escorra e troque a água pelo menos 2 vezes. Escorra e descarte a água do molho.

– Coloque o grão-de-bico escorrido em uma panela de pressão, e adicione 3 xícaras de água. Feche a panela e leve ao fogo alto sem sal ou temperos de nenhuma espécie. Quando a panela de pressão começar a fazer barulho, baixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar.

– Abra a panela. Despeje tudo (grão-de-bico e água) em um pote com tampa e leve à geladeira até o dia seguinte.

– No dia seguinte, passe o grão-de-bico por uma peneira e recolha o líquido (este líquido é a aquafaba). O rendimento deve ser de cerca de uma xícara. Se for maior que isso, leve ao fogo novamente até reduzir para uma xícara. 

– A aquafaba pode ser cozinhada novamente e guardada em geladeira.

E então, Sojamaníacos, que tal testar essa receita e soltar a criatividade no acompanhamento de seu produto Soja Mania preferido?

Brunna Zurlo, redatora publicitária e ovolactovegetariana

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email