As Poderosas Funcionalidades do Limão

Versátil, o limão é uma fruta que pode ser utilizada por inteiro na alimentação, do suco a casca, e consiste em uma ótima fonte de fibras e de vitamina C, além de conter outras vitaminas como tiamina, riboflavina e minerais como fósforo, silício, cálcio e ferro.

Com a chegada do calor, a opinião é unânime em dizer que uma boa limonada é extremamente refrescante. Aproveitando o embalo dos dias ensolarados, nós do blog Soja Saúde preparamos uma lista com as 6 principais funcionalidades e benefícios desta fruta tão presente no dia a dia dos brasileiros:

1.    Grande parte dos benefícios do limão estão vinculados a uma substância presente em sua casca, chamada d-limoneno. Esta substância é rica em flavonoides, que possuem ação antioxidante e desintoxicante, prevenindo a atuação dos radicais livres no organismo. Por isso, a farinha de casca de limão vem se tornando uma ótima opção para complementar a alimentação e o consumo de água com limão já é tido como um “detox” queridíssimo pelo mundo.

2.    O sumo do limão ajuda, e muito, na digestão, eliminando matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição atômica é muito semelhante à da saliva e à dos fluidos digestivos, encorajando o fígado a produzir bílis (ácido essencial para a digestão). Além disso, os minerais e vitaminas presentes no limão ajudam a soltar as toxinas do trato digestivo, aliviando sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência. 

3.    Os limões são ricos em potássio, substância que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a pressão arterial. O ácido ascórbico, igualmente presente na fruta, possui efeitos anti-inflamatórios e pode ser utilizado em casos de asma e outras condições respiratórias, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo. O ferro, por sua vez, possui um papel metabólico importantíssimo, concebendo ao limão o poder de fortalecer o sistema imunológico.

4.    Um dos alimentos com mais propriedades alcalinas, o limão é ácido por si só, mas, quando processado pelo organismo, se torna alcalino. Por conterem ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizáveis, o limão melhora os níveis alcalinos do organismo, equilibrando os níveis de pH do sangue. Beber água com limão regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico nas juntas, uma das principais causas de dores e inflamações.

5. A água com limão, quando ingerida em pequenas quantidades durante as refeições, reduz o índice de glicose no sangue e regula o metabolismo, ajudando o organismo a diminuir a sensação de fome e o mantendo saciado por mais tempo, contribuindo para a manutenção e a perda de peso, bem como para a redução de inchaços e retenções de líquido.

6.    O sumo do limão, por eliminar as toxinas do sangue, ajuda a prevenir problemas de pele de dentro para fora: a vitamina C e os outros antioxidantes presentes na fruta auxiliam na diminuição das rugas e manchas da pele, uma vez que combatem os radicais livres e seus danos ao organismo. A ingestão de vitamina C é vital para a saúde da pele e, quando combinada a natureza alcalina do limão, auxilia inclusive no controle de cravos e espinhas.

E então, Sojamaníaco, que tal aproveitar o calor e todos os benefícios poderosos do limão e preparar uma limonada para acompanhar o seu produto Soja Mania predileto nas próximas refeições? 

Brunna Zurlo, redatora publicitária e ovolactovegetariana

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email