A depressão é um mal cada vez mais conhecido, estudado e discutido na atualidade. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que apenas na América Latina, cerca de 24 milhões de pessoas sofram de alguma forma com a doença. Dentre as várias outras causas possíveis, a depressão pode derivar de uma carência na produção de uma das substâncias neurotransmissoras mais importantes de nosso cérebro: a serotonina.
A boa notícia é que a produção deste neurotransmissor, capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regular nosso humor e dar a sensação de saciedade, pode ser estimulada, e muito, através da alimentação. Pensando nisso, nós do blog Soja Saúde preparamos uma lista de alimentos que fornecem ao organismo as matérias primas fundamentais para a síntese da serotonina (o triptofano, o magnésio, o cálcio, a vitamina B6 e o ácido fólico), estimulando a produção do neurotransmissor, melhorando o humor e auxiliando no tratamento e na prevenção da depressão. Confira abaixo:
Soja
A soja, elemento presente em todos os produtos Soja Mania, é rica em magnésio, o mineral que, abundante em nosso organismo, desempenha um papel fundamental nas células, podendo a sua deficiência resultar em falta de energia e casos de fadiga crônica. Além disso, o magnésio é um poderoso aliado no combate ao estresse graças as suas propriedades tranquilizantes naturais, que são potencializadas quando combinadas com uma alimentação rica em cálcio.
Laranja e maçã
Ambas fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.
Banana e abacate
A banana é rica em carboidratos complexos, potássio, magnésio e vitamina B6. Produtora de energia, a banana, assim como o abacate, diminui a ansiedade e ajuda na qualidade do sono.
Frutas em geral
Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. Todas estas frutas são ricas em triptofano. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.
Castanha-do-pará, nozes e amêndoas
Ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante, as castanhas, nozes e amêndoas colaboram para a melhora dos sintomas de depressão, estresse e fadiga. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará, cinco unidades de nozes ou dez unidades de amêndoas.
Aveia e centeio
Ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E, composição poderosa e fundamental para o equilíbrio biológico de nosso organismo. A recomendação é de, pelo menos, três colheres de sopa cheias por dia.
Carboidratos complexos
Os carboidratos complexos são importantíssimos: são eles que auxiliam o organismo a absorver as doses de triptofano ingeridas durante a alimentação.
Folhas verdes
Uma alimentação com consumo elevado de folato, uma importante vitamina do complexo B, está diretamente associada à menor prevalência de sintomas depressivos. Por isso, as hortaliças com folhas verde-escuras devem ser adicionadas diariamente na alimentação.
Então, Sojamaníacos, agora que você já sabe que a nossa alimentação pode nos manter mais felizes e longe da depressão, que tal aliar seu produto Soja Mania predileto com mais alguns dos itens listados acima para curtir um dia-a-dia repleto de saúde e bem estar?
Brunna Zurlo, redatora publicitária e ovolactovegetariana
Preencha seus dados abaixo e receba em seu e-mail novidades da Soja Mania.