Os benefícios de consumir carne de Soja.

Anteriormente falamos sobre a proteína de soja e explicamos como esse alimento é obtido, os tipos encontrados no mercado e quais são os seus benefícios. Como o nosso foco aqui na Soja Mania é promover o seu bem estar através de hábitos saudáveis queremos abordar um pouco mais sobre a carne de soja. Como visto no post anterior a carne de soja é resultado de um processamento industrial do grão após a extração do seu óleo, mas você sabe como isso surgiu?

No início do século XX integrantes de uma religião americana, que eram em maioria
vegetarianos, já pesquisavam alternativas à proteína animal para os seus seguidores e assim em 1922 foram responsáveis pelo primeiro produto baseado na proteína texturizada de soja. A partir desse momento mais estudos e testes foram realizados até que no final da década de 50 chegaram à técnica mais utilizada até hoje. Esse processo submete os farelos que sobram da extração do óleo a passarem por uma espécie de rosca de um aparelho chamado extrusor em altas temperaturas e pressão, resultando em um produto que se assemelha a carne moída.

As vantagens no consumo desse alimento são inúmeras, ele é livre de colesterol, rico em fibras e possui um valor menor em relação aos de origem animal. Mas se você ainda não se convenceu trouxemos mais alguns benefícios que a carne de soja pode
lhe proporcionar:

Antioxidante: As isoflavonas (composto natural da soja) agem como um ótimo antioxidante que impede a formação em excesso de radicais livres, prevenindo assim o envelhecimento das células.

Valor biológico alto: Por possuir um nível alto de aminoácidos essenciais ao nosso organismo em sua proteína, a soja é o alimento vegetal com maior valor biológico, acumulando assim vários benefícios.
Aumento de massa muscular: Para os amantes da academia aqui vai uma boa notícia!
Devido ao seu alto valor biológico a proteína encontrada na carne de soja possui um ótimo aproveitamento pelas fibras musculares, auxiliando assim no ganho da massa.

Auxilia na menopausa: Por possuir fitoquímicos e isoflavonas, nutrientes que atuam como estrógeno em nosso corpo, a proteína ajuda na manutenção desse hormônio que diminui nas mulheres durante esse período.

Diminui os níveis de colesterol: A nossa querida amiga isoflavona surge de novo aqui por possuir mais um benefício. Ela diminui os índices de colesterol ruim (LDL) no sangue, reduzindo o risco de problemas cardiovasculares.

Pontos positivos a parte, vamos a questão que todo mundo se pergunta: E o sabor, é igual ao de carne? Bem, é aí que muitas pessoas que experimentam a carne de soja pela primeira vez formam uma opinião negativa. Você por acaso come uma bolacha esperando que tenha gosto de bolo? Não né? Cada alimento possui o seu sabor único e quando bem preparado resulta em um gosto divino. A opção vegetal à carne animal não terá gosto de boi, porco ou frango, ela terá uma textura semelhante mas um sabor
diferente, igualmente delicioso.

Então está curtindo essas dicas? Esperamos que sim e que a partir de agora a carne de soja seja incluída na sua rotina de forma permanente, afinal ela só trará benefícios para você e sua família. Libere o chef que mora dentro de você e seja criativo na hora de criar novos pratos, você irá amar!

Compartilhe