Os benefícios do brócolis

Uma das verduras mais nutritivas, rica em vitaminas, minerais e outras substâncias poderosas capazes de combater vários tipos comuns de câncer e outras doenças, o brócolis está presente a mesa de muitos Brasileiros. Mas você sabe quais são os benefícios do Brócolis? Nós te contamos 5 deles aqui:

1. Auxilia no combate a doenças pulmonares e cardiovasculares:

O sulforafano presente no brócolis ajuda o organismo a combater infecções causadoras de inflamação nos pulmões e nas artérias. Isso acontece porque o vegetal contém fibras, potássio, magnésio e antioxidantes que fazem bem para a saúde do coração. O potássio e o magnésio, por exemplo, ajudam na regulação da pressão arterial e promovem o relaxamento dos músculos do coração e das artérias. Já as fibras controlam o colesterol ruim do organismo.

2. Previne o câncer de bexiga

Você sabia que homens que ingerem cinco ou mais porções de vegetais crucíferos por semana tem a metade da probabilidade de desenvolver câncer de bexiga, em um período de 10 anos? Um estudo mostrou que isso ocorre se comparados aos homens que raramente os comiam. O brócolis e o repolho foram apontados como os alimentos mais protetores do sistema urinário.

3. Ajuda a manter a função cerebral

Por conter a vitamina K, ácido fólico e magnésio, o brócolis melhora as funções cognitivas e cerebrais, ampliando a capacidade de raciocinar, memorizar e se concentrar. Uma pesquisa realizada com mais de 900 idosos mostrou que aqueles que consumiam pelo menos uma porção por dia de vegetais verde-escuros, como brócolis, apresentavam menos chance de ter declínio mental e problemas com a memória. Interessante não?

4. Atua no controle do açúcar no sangue

O sulforafano presente no brócolis inibe a produção de glicose e provoca a melhora da glicemia em humanos. Além disso, a quantidade de fibras do alimento reduz os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

5. Aliado na perda de peso

A cada 100g de brócolis você encontra no máximo 4g de carboidratos, o que é muito pouco e não influencia muito na ingestão total de calorias e macronutrientes. Além disso, o brócolis é rico em vitamina C que também tem um papel importante na perda de peso. Um estudo comprovou que adultos com deficiência dessa vitamina podem ser mais resistentes à perda de peso. Em contrapartida, pessoas que tinham níveis adequados de vitamina C no organismo queimavam 30% mais gordura após uma sessão de exercícios que pessoas com vitamina C baixa.

Bastante versátil, este alimento pode fazer parte de diversas receitas como saladas, refogados e tortas. Além de saboroso, como vimos, o brócolis possui muitas propriedades que fazem bem à saúde e ajudam a manter uma alimentação equilibrada.

Na hora da compra, escolha um brócolis com flores verde-escuras, arroxeadas ou azuladas pois estes contêm mais betacaroteno e vitamina C do que as mais pálidas ou amareladas.

Mas atenção, não exagere no consumo pois apesar de ser rico em fibras e vitaminas, o vegetal também pode causar flatulência e inchaço abdominal.

Aposte nessas dicas e inclua o brócolis na sua dieta, os benefícios são muitos e a sua saúde agradece!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email