CEIA DE NATAL VEGANA

O Natal está chegando e com ele vem a empolgação para organizar todas as atividades comuns dessa época do ano. Amigo secreto, busca por presentes, decorar a casa, e preparar a ceia de natal. Se você segue uma dieta vegana essa tarefa pode parecer um pouco mais complicada à primeira vista, porém, nós trouxemos aqui algumas ideias para
facilitar sua missão!

Invista em uma ceia de natal repleta de comidas apetitosas e saudáveis. Receitas simples preparadas somente com ingredientes de origem vegetal, podem ser a opção certa para conseguir fazer uma ceia de natal vegana com grande variedade de pratos e sabores que vão deixar todo o mundo salivando!

Confira uma receita a base de tofu, ideal para substituir o peru de natal. Experimente e surpreenda todos os seus convidados:


Peru de Natal a base de Tofu


Ingredientes:
800 gramas de tofu firme
1 colher de chá de sal
½ colher de chá de alho em pó
½ colher de chá de cebola em pó
1 colher de sopa de azeite
½ xícara de salsão picado
1½ xícaras de cogumelos picados
½ xícara de cenoura picada
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
2 colheres de sopa de molho tamari ou shoyu
1 colher de sopa de pasta miso
1 colher de sopa de suco de limão
½ colher de sopa de agave ou mel
½ colher de sopa de mostarda dijon
1 fatia de pão de forma triturada
½ colher de sopa de gengibre
1 colher de chá de alecrim seco
1 colher de chá de tomilho seco
sal
1 colher de sopa de óleo de gergelim
2 colheres de sopa de molho tamari ou shoyu
Preparo:

  1. Triture o tofu num processador ou liquidificador até virar uma pasta.
  2. Tempere o tofu com o sal, alho em pó e cebola em pó. Coloque a massinha de tofu numa peneira forrada com com tecido voile ou com um pano de prato e dobre o tecido sobre o tofu. Por cima coloque um peso e leve para a geladeira por, pelo menos, 2 horas.
  3. Numa panela aqueça o azeite e refogue o salsão junto com os cogumelos, a cenoura e o gengibre. Refogue por 5 a 6 minutos, ou até os legumes murcharem.
  4. Adicione então as ervas (tomilho e alecrim), o sal, a pimenta e 2 colheres de sopa de tamari. Refogue por mais 3 minutos, até a mistura secar, então adicione o pão triturado. Mexa bem e reserve.
  5. Numa vasilha à parte vamos fazer o molho: misture o óleo de gergelim com 2 colheres de sopa de tamari, o suco de limão, o agave, a mostarda e o miso.
    Reserve.
  6. Com a ajuda de um papel filme abra a massa de tofu num formato retangular. Pincele parte do molho, para temperar.
  7. Com cuidado coloque o recheio no meio da massa de tofu, deixando espaço para fechar.
  8. Com muita delicadeza feche o papel filme, juntando as partes da massa de tofu que ficaram sem recheio – use o papel filme para te ajudar a moldar tudo no formado de uma cilindro. Deixe então no freezer por 2 horas, para manter a forma desse peru vegano de Natal.
  9. Após o tempo indicado pincele o molho sobre seu peru vegano e cubra-o com papel alumínio. Leve para assar em forno pré aquecido a 200ºC por 1 hora. Retire o papel alumínio, pincele mais molho por cima e volte ao forno por mais 1 hora.

Substituindo os alimentos certos você consegue fazer uma ceia deliciosa e livre de produtos de origem animal. Compartilhe com a gente também as suas receitas veganas favoritas!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email