Documentários que abordam o veganismo e o consumo consciente

Os documentários estão cada vez mais em alta por promoverem entretenimento, conhecimento e ainda nos fazerem refletir sobre questões do cotidiano. E não é de hoje que grandes players como o YouTube e a Netflix, por exemplo, estão colocando em suas plataformas mais documentários, inclusive próprios, sobre temas como o veganismo e a
indústria alimentícia.
Além disso, cada documentário que retrata assuntos como o veganismo, meio ambiente ou consumo consciente acaba trazendo dados e informações novas que ajudam quem sempre está estudando ou aprendendo mais sobre esses temas, ou quem simplesmente simpatiza com a causa.
Se você também gosta de aliar conhecimento e entretenimento, pega a pipoca e vem com a gente conferir esse post repleto de sugestões de documentários que abordam o veganismo e o consumo consciente.

  1. What The Health (O que é Saúde)
    É um documentário original da Netflix lançado em 2017 com 1h32min de duração que retrata os malefícios e a influência do capitalismo na indústria alimentícia através de entrevistas com médicos e especialistas da área da saúde.
  2. A Carne é fraca
    O forte documentário “A carne é fraca” de 2005 provoca uma reflexão sobre as consequências do consumo da carne, tanto no âmbito ambiental, social e também com questões que envolvem a saúde humana e os direitos dos animais. Recomendado para maiores de 14 anos, duração de 54 minutos e disponível no YouTube, o documentário
    mostra o cenário da pecuária como uma prática que traz cada vez mais consequências ruins para o meio ambiente. Um dado abordado por exemplo, é que em 7 anos a produção anual de carne no mundo dobrou, passando de 250 milhões de toneladas.
  3. Cowspiracy: O segredo da Sustentabilidade
    Este documentário ambiental revela verdades sobre a indústria da agropecuária e seus agravantes ao planeta. O cineasta Kip Andersen faz investigações e descobertas bizarras e revoltantes sobre a indústria. Quer saber alguns deles?
    ● A agropecuária é responsável por 91% da destruição da amazônia;
    ● 2.500 litros de água são necessários para produzir 1 kg de carne;
    ● Mais de 6 milhões de animais são mortos por hora para alimentação humana;
    ● Por dia, uma pessoa que come uma dieta vegana poupa 1.100 litros de água, 45 quilos de cereais, 2,79 m² de terrenos florestais, 9 kg de CO² e, sobretudo, a vida de um animal.
    O documentário tem aproximadamente 1h30min de duração, está disponível no Netflix e no Youtube e vale a pena assistir.
  4. Live and Let Live
    Também disponível no YouTube, o documentário aborda a relação de amor aos animais de 6 pessoas com histórias e motivos diferentes, que abdicaram de suas rotinas antigas para considerar o veganismo. Todo o roteiro é comentado por especialistas que dão suas opiniões clínicas sobre o sentimento dos animais e como a humanidade se coloca
    moralmente acima deles. Existem muitos aspectos relevantes a serem discutidos atualmente sobre o veganismo, e nós sempre buscamos trazer ao nosso blog, algum ponto importante que contribua para
    disseminar o veganismo como um estilo de vida positivo para a vida dos nossos leitores. Você já assistiu algum desses documentários? Conta aqui nos comentários!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
logo-rodape

Rua Wilhelm Knaesel Senior, 763 – Itoupava Central 
Blumenau / Santa Catarina