Os chás mais poderosos para a saúde

Os chás são poderosas fontes de nutrientes para a saúde. Feitos à base de ingredientes naturais, como plantas, ervas e flores comestíveis, além de frutas e especiarias, essas bebidas podem ser consumidas quentes ou frias, e são fontes de agentes antioxidantes poderosos. Além disso, os chás são bastante saborosos e trazem vantagens incríveis para o corpo.

Geralmente associados à paz, equilíbrio e relaxamento mental, o consumo regular dessas iguarias também é uma ótima alternativa para manter o organismo ativo. Originado da China há mais de dois mil anos antes de Cristo, os chás se espalharam rapidamente pelo mundo. São inúmeros tipos, versões sabores e combinações, e é por isso que separamos aqui 3 chás mais poderosos para a saúde e suas principais funções em nosso organismo:

  1. Chá verde 

Nativo da China e da Índia, o chá verde é produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis e contém ingredientes “termogênicos”, ajudando a ativar as nossas reações metabólicas, fazendo com que o organismo responda melhor e distribua corretamente os alimentos ingeridos, eliminando, assim, gorduras localizadas. 

Dentre os benefícios estão a presença de antioxidantes, cafeína, aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro. Outro fator importante é  que o consumo da bebida também facilita a digestão, regula o intestino e combate a retenção de líquidos no organismo. Como se não bastasse tudo isso, algumas substâncias do chá verde contribuem para o bom funcionamento do cérebro, o que diminui as chances de demências e Parkinson.

  1. Chã de hortelã

Falando em bem estar do corpo e dieta saudável, o chá de hortelã é outro grande aliado nesse quesito.  Com um sabor bastante agradável, sendo um dos mais refrescantes tipos de chás, a infusão de hortelã também proporciona vários benefícios à saúde. O principal é a redução do inchaço no corpo pela presença de agentes termogênicos. A infusão também é benéfica para o estômago e digestão, já que ajuda a equilibrar a produção e concentração de ácido estomacal e das enzimas digestivas que são essenciais para a apreensão de nutrientes. O mentol presente na hortelã atua como expectorante, aliviando tosses e congestão nasal. Os antioxidantes presentes nas folhas melhoram a memória e aumentam a capacidade de aprendizado.

  1. Chá de Hibisco

Xô retenção! Rico em vitaminas, cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio e licopeno, o chá de hibisco além de possuir um aroma super agradável, ainda é diurético, antioxidante e anti-inflamatório. Uma ótima opção para eliminar a retenção de líquidos no corpo. A erva aumenta a vontade de urinar, auxiliando na limpeza do organismo e por consequência, ajuda o corpo no emagrecimento tornando o processo mais rápido, saudável e natural.

Mas atenção, o chá de hibisco consumido em excesso potencializa a diminuição da pressão arterial devido à presença de antocianinas. Além disso, os compostos antioxidantes do hibisco inibem a formação de radicais livres, combatendo o envelhecimento celular.  A infusão também ajuda quem precisa controlar o colesterol ou as taxas de glicose no sangue. 

Como vimos, os chás possuem inúmeros benefícios para a saúde, mas muitos deles são contraindicados para gestantes, lactantes e crianças pequenas, principalmente sem orientação médica. Seus nutrientes melhoram o bem-estar do organismo, mas não substituem os tratamentos convencionais. Evite excessos, o ideal é evitar beber mais do que três xícaras por dia.

Busque a melhor infusão para o seu gosto e aproveite os benefícios dos chás!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
logo-rodape

Rua Wilhelm Knaesel Senior, 763 – Itoupava Central 
Blumenau / Santa Catarina