Energia solar: entenda o benefício das fontes renováveis de energia

A busca por diferentes fontes de energia menos poluentes é uma realidade no mundo todo. Considerando que já sofremos hoje os efeitos da grande poluição mundial, diversos países estão explorando suas capacidade de produção de energia que não agrida o meio ambiente. Recentemente, na Soja Mania, instalamos painéis solares para fazer com que toda a energia consumida aqui seja de fonte solar fotovoltaica. 

Quem nos acompanha nas redes sociais sabe da nossa missão de inserir na realidade do brasileiro produtos veganos e, diversas vezes, já falamos sobre como o agronegócio é nocivo para nosso planeta. Mas se vamos nos conscientizar sobre os males que nossos hábitos trazem à terra, precisamos abordar o consumo e produção de energia. 

Energia renovável é aquela que, diferente da energia proveniente do carvão mineral, do petróleo e do gás natural, tem como fonte recursos que não se esgotam, ou seja, se reabastecem naturalmente. Essas fontes de energia renovável são diversas: ventos, água, as marés, ondas do mar e o calor da terra. 

No Brasil, o tipo de energia renovável mais utilizada é a hidráulica. Considerando a quantidade de grandes rios presentes no território brasileiro, conseguimos compreender porque essa fonte de energia representa 61% da produção de energia elétrica no país!

A energia solar, com o próprio nome indica, vem do sol e é possível pela instalação de placas que irão transformar os raios do sol em eletricidade. Esse recurso pode ser altamente explorado no Brasil, um país tropical e com alta incidência de luz solar.

Os ganhos com esse tipo de energia renovável são diversos, mas alguns podem nos ajudar a entender a importância de considerar esses recursos como opções!

  • É uma energia limpa;
  • Sua instalação pode ser feita em qualquer lugar, até em locais que a energia elétrica não chega;
  • Baixa manutenção;
  • Sua fonte é inesgotável;
  • É um sistema silencioso;
  • Pode ser utilizada de acordo com a necessidade;
  • A longo prazo, tem ótimo custo benefício;
  • Longa vida útil;
  • Economia no gasto mensal com energia.

Ainda assim, esse recurso é pouco explorado no Brasil. A falta de incentivo governamental, a pouca divulgação dos benefícios desse tipo de energia e a grande presença de distribuidoras elétricas no país fazem com que a energia solar não seja uma opção levada em grande consideração. Além disso, alguns outros aspectos dificultam a popularização desse recurso.

  • Custo inicial alto;
  • Em dias de pouca incidência de raios solares, seu desempenho pode ser afetado;
  • Exige um banco de baterias para armazenar a energia para ser utilizada durante a noite.

É possível perceber que a energia solar é uma forma de produção de energia que pode trazer diversos benefícios. Mesmo com um custo inicial alto, a longo prazo ela pode se revelar uma excelente opção para países como o Brasil, por exemplo. A decisão da Soja Mania de investir nos painéis solares é mais um passo em nossa busca pelo consumo consciente, e pelo maior uso dos recursos renováveis da terra. 

Fonte: Portal Solar e Mundo da Elétrica

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
logo-rodape

Rua Wilhelm Knaesel Senior, 763 – Itoupava Central 
Blumenau / Santa Catarina