Segunda Sem Carne: o primeiro passo para uma alimentação vegetariana.

Uma pesquisa recente entrevistou 655 pessoas, com idades entre 18 e 82 anos. O objetivo principal do estudo era entender qual é a aderência à vida vegetariana ou vegana, de pessoas que participam do movimento Segunda Sem Carne. 

Entre as questões levantadas, referente ao estilo de vida vegetariano ou vegano, uma delas é se realmente é possível manter uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa, mesmo sem o consumo de carne. Aderindo à Segunda Sem Carne, as pessoas precisam montar pratos toda segunda-feira com legumes, verduras, cereais e mais, o que pode introduzi-las a um novo modo de enxergar o vegetarianismo e o veganismo.

E foi isso que este estudo, realizado pela BSMS (Brighton and Sussex Medical School) e a campanha mundial Segunda Sem Carne (Meat Free Monday) fez. Esses 655 participantes fizeram o cadastro para, durante cinco anos, não comer nenhum tipo de carne na segunda-feira.

O mais interessante deste estudo, claro, foram os resultados. Foi constatado que pelo menos 30% dos entrevistados, após os cinco anos, optaram por mudar para uma alimentação baseada totalmente em produtos de origem vegetal. Além disso, o estudo apontou que 20% desses que participaram da campanha, fizeram essa mudança na alimentação em um período de tempo entre 3 e 5 anos!

Segundo os entrevistados, o que mais influenciou essa transformação foram os materiais disponibilizados pela equipe de pesquisa. As orientações recebidas e os alertas sobre a diferença que deixar de comer carne por pelo menos um dia pode trazer, foram pontos essenciais para a decisão.

O cantor e compositor Paul McCartney é um ativista dos direitos dos animais. Cofundador da campanha Segunda Sem Carne no Reino Unido, o artista faz uma comparação muito interessante em relação aos impactos positivos de tirar um dia na semana para ter uma dieta de fonte vegetal.

Segundo ele, se todos os cidadãos da Grã-Bretanha optarem por eliminar a carne da alimentação durante um dia na semana, a redução da pegada de carbono será maior do que se todos os carros pararem de circular por um dia.

Aqui no Brasil, o movimento da Segunda Sem Carne acontece pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Para ajudar os brasileiros a tomarem essa decisão, a SVB disponibiliza diferentes receitas, dicas, notícias e informações a respeito da vida vegetariana e vegana, além de trazer à tona questões éticas, ambientais e de saúde.

Fonte: SVB

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
logo-rodape

Rua Wilhelm Knaesel Senior, 763 – Itoupava Central 
Blumenau / Santa Catarina