Energia Solar – Soja Mania e sustentabilidade

Energia renovável é aquela que, diferente da energia proveniente do carvão mineral, do petróleo e do gás natural, por exemplo, tem como fonte recursos que não se esgotam, ou seja, se reabastecem naturalmente. Essas fontes de energia renovável são diversas: ventos, água, as marés, ondas do mar e o calor da terra.

No Brasil, o tipo de energia renovável mais utilizado é a energia hidráulica. Considerando a quantidade de grandes rios presentes no território brasileiro, conseguimos compreender porque essa fonte de energia representa 61% da produção de energia elétrica no país!

Poucas pessoas entendem o tamanho da importância do mercado de energia para o país. Por ser essencial na maioria dos campos de atividades brasileiros, este mercado está sempre se transformando. Para 2022 e os próximos anos, algumas tendências são percebidas que conectam o mercado de energia brasileiro com o desenvolvimento e sustentabilidade.

Uma dessas tendências, é o sistema fotovoltaico. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), grande parte do território do país conta com 6 a 8 horas diárias de insolação. A previsão é que o sistema fotovoltaico continue eficiente, mas se desenvolva para ficar cada vez mais simples, leve e duradouro. Desta forma, ao que tudo indica, a aquisição deste tipo de energia deve crescer nos próximos anos.

Como consequência dessas novas formas de energia, o armazenamento desta também se tornou possível. A Energia Solar, por ser uma fonte intermitente, ou seja, não possui uma geração contínua de energia, necessita de uma tecnologia que permita o armazenamento para períodos em que a luz solar não esteja disponível ou não seja forte o suficiente.

Atualmente já existem tipos de sistemas solares fotovoltaicos que conseguem fazer essa armazenagem, que é de extrema importância também para que a energia seja levada para lugares com acesso restrito à luz elétrica.

A Soja Mania viu os painéis solares como uma oportunidade de fazer parte das empresas que utilizam energia renovável. Com pequenos passos, vamos nos tornando uma empresa cada vez mais limpa e que, mesmo fazendo parte de um grande mercado de produção, consegue respeitar nosso planeta.

Quem nos acompanha nas redes sociais sabe da nossa missão de inserir na realidade do brasileiro, produtos veganos e, diversas vezes, já falamos sobre como o agronegócio é nocivo para nosso planeta. Mas se vamos nos conscientizar sobre os males que nossos hábitos trazem à terra, precisamos abordar o consumo e produção de energia.

Previsões

Com o passar dos anos, essa conscientização a respeito da necessidade de encontrarmos novas fontes de energia aumentou. Segundo o Governo do Brasil, nos últimos três anos o crescimento foi de 200% de energia solar centralizada, as grandes usinas presentes em fazendas solares. Já de energia solar distribuída, que são os painéis de energia solar colocados em telhados de residências, comércios e indústrias, igual instalamos aqui na Soja Mania, o crescimento foi de 2000%,

Ainda segundo o site do Governo do Brasil, hoje o país possui cerca de 10 gigawatts de capacidade para a energia solar. A expectativa é que nos próximos dez anos, essa capacidade aumente em pelo menos quatro vezes ou até mais, dependendo do desenvolvimento desta tecnologia e da expansão do acesso a essa fonte de energia.

Já para o investimento, a expectativa é de R$100 bilhões somente na energia solar, representando cerca de 28% de todo investimento no setor elétrico brasileiro apenas destinado à energia solar.

Essas previsões existem baseadas no que se vê não apenas nas mudanças do mercado, mas também dos costumes e hábitos. Hoje, já não é mais viável continuar com a poluição do planeta na forma como está acontecendo. Desta forma, segundo o Movimento Verdades Sustentáveis, em um futuro não tão distante, a energia limpa será mandatória.

A pressão por mudanças nas políticas de emissões de gases do efeito estufa já vem de algum tempo, e os países entenderam sua urgência, assim como o mercado entendeu os benefícios econômico-financeiros de algo inevitável, enxergado anteriormente como simplesmente custo.

A busca por diferentes fontes de energia menos poluentes é uma realidade no mundo todo. Considerando que já sofremos hoje os efeitos da grande poluição mundial, diversos países estão explorando sua capacidade de produção de energia que não agrida o meio ambiente.

Com os painéis solares que instalamos recentemente aqui na Soja Mania, garantindo que toda a energia consumida aqui seja de fonte solar fotovoltaica, conseguimos cultivar 37 árvores por ano, e evitar a emissão de 16.615 kg de carbono! Esse número já é impressionante para apenas uma empresa. Se diversas outras conseguissem adotar a luz solar e fazer a instalação dos painéis, a diferença seria extremamente significativa!

Energia Solar: o que é?

A energia solar, como o próprio nome indica, vem do sol e é possível pela instalação de placas que irão transformar os raios do sol em eletricidade. Esse recurso pode ser altamente explorado no Brasil, um país tropical e com alta incidência de luz solar.

Além disso, a previsão é que o consumo sustentável seja o padrão, não somente na energia. A moda, o dia a dia, as indústrias, a alimentação. Em todos os aspectos, mesmo que devagar, estamos começando a buscar novas opções.

O Movimento Verdades Sustentáveis ainda explica que, cada vez mais, governos e sociedade vão exigir transparência das organizações. A tendência é que as empresas sejam obrigadas a declarar aos seus consumidores todo o impacto ambiental, em especial mudanças climáticas, que seus produtos e processo produtivo causam. Iniciativas de compensação de carbono já não são um diferencial, se tornarão uma exigência.

As pessoas, como sociedade, estão muito mais conscientes da realidade climática no mundo, aplicando hábitos sustentáveis em diversos pontos da vida. Com isso, existe uma necessidade das empresas buscarem se adequar. A visão de lucro da empresa, precisa acompanhar o interesse de atender às necessidades de consumidores, trabalhadores e da comunidade onde a empresa está inserida. Pensar, planejar e criar um futuro sustentável é maximizar os benefícios para muito além do lucro.

Já se sabe que o uso de energias renováveis é um dos diversos passos que precisamos dar para garantir a diminuição da poluição e do planeta e, consequentemente, trazer uma melhor qualidade de vida para o ser humano. É impossível negar que o futuro está em nossas mãos.

E é de pequenas em pequenas mudanças, que vamos transformando a forma como vivemos, estando cada vez mais em harmonia com a natureza. A Soja Mania preza por sustentabilidade, e como indústria, possui diversos processos que estão aos poucos se tornando ainda menos poluentes.

A energia solar fotovoltaica possui diversos benefícios além de ser menos poluente! Os ganhos com esse tipo de energia renovável são diversos, mas alguns podem nos ajudar a entender a importância de considerar esses recursos como opções!


– Sua instalação pode ser feita em qualquer lugar, até em locais que a energia elétrica não chega;
– Baixa manutenção;
– Sua fonte é inesgotável;
– É um sistema silencioso;
– É uma energia limpa;
– Pode ser utilizada de acordo com a necessidade;
– A longo prazo, tem ótimo custo benefício;
– Longa vida útil;
– Economia no gasto mensal com energia.

Ainda assim, esse recurso é pouco explorado no Brasil. A falta de incentivo governamental, a pouca divulgação dos benefícios desse tipo de energia e a grande presença de distribuidoras elétricas no país fazem com que a energia solar não seja uma opção levada em grande consideração. Além disso, alguns outros aspectos dificultam a popularização desse recurso.


– Custo inicial alto;
– Em dias de pouca incidência de raios solares, seu desempenho pode ser afetado;
– Exige um banco de baterias para armazenar a energia para ser utilizada durante a noite.

É possível perceber que a energia solar é uma forma de produção de energia que pode trazer diversos benefícios. Mesmo com um custo inicial alto, a longo prazo ela pode se revelar uma excelente opção para países como o Brasil, por exemplo. A decisão da Soja Mania de investir nos painéis solares é mais um passo em nossa busca pelo consumo consciente, e pelo maior uso dos recursos renováveis da terra.

Fonte:

  • Bolt Energy
  • Governo do Brasil
  • Movimento Verdades Sustentáveis

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
logo-rodape

Rua Wilhelm Knaesel Senior, 763 – Itoupava Central 
Blumenau / Santa Catarina