alimentação-saudável

Alimentação Saudável – Entenda como aplicar no dia a dia.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

Ter uma alimentação saudável é importante para o funcionamento do nosso organismo. Comer o que faz bem além de cuidar da nossa saúde e do nosso corpo, garante ainda mais disposição para o dia a dia, e afeta diretamente o nosso humor.

Quando percebemos algum desequilíbrio em nossa saúde, é interessante analisarmos nossa alimentação para entender se estamos entregando ao nosso corpo, todos os nutrientes e vitaminas que ele precisa para funcionar da melhor forma.

Para isso, é preciso entender que cada grupo de alimentos tem uma função e que as porções nas quais consumimos precisam ser levadas em consideração. Além disso, o hábito alimentar e a forma como nos portamos no momento da refeição podem afetar diretamente o nosso aproveitamento do alimento.

10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O Ministério da Saúde apresentou, em 2014, um Guia Alimentar para a população brasileira. Conheça os 10 passos para uma Alimentação Saudável:

  1. Fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
  2. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
  3. Limitar o consumo de alimentos processados;
  4. Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
  5. Comer com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
  6. Fazer compras em locais que oferecem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
  7. Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias;
  8. Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
  9. Dar preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
  10. Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Acesse o Guia completo clicando aqui!

COMO CONSTRUIR UMA DIETA BALANCEADA E SAUDÁVEL

A Universidade de Harvard criou alguns tópicos que podem ajudar a entender quando de cada grupo de alimento devemos ter em nosso prato para que ele esteja ideal.

  • Aproveite ao máximo a sua refeição com legumes e frutas – ½ do seu prato.

Aponte para cor e variedade, e lembre-se de que as batatas não contam como vegetais no Prato de Alimentação Saudável pelo seu impacto negativo no açúcar no sangue.

  • Escolha grãos integrais – ¼ do seu prato.

Grãos inteiros e intactos – trigo integral, cevada, grãos de trigo, quinoa, aveia, arroz integral e alimentos feitos com eles, como macarrão de trigo integral – têm um efeito mais suave no açúcar no sangue e na insulina do que pão branco, arroz branco e outros grãos refinados.

  • Poder de proteína – ¼ do seu prato.

Peixes, aves, feijões e nozes são fontes de proteína saudáveis ​​e versáteis – eles podem ser misturados em saladas e combinados com vegetais em um prato. Limite a carne vermelha e evite carnes processadas, como bacon e salsicha.

  • Óleos vegetais saudáveis ​​– com moderação.

Escolha óleos vegetais saudáveis, como oliva, canola, soja, milho, girassol, amendoim e outros, e evite óleos parcialmente hidrogenados, que contêm gorduras trans não saudáveis. Lembre-se de que baixo teor de gordura não significa “saudável”.

  • Beba água, café ou chá .

Evite bebidas açucaradas , limite o leite e os produtos lácteos a uma a duas porções por dia e limite o suco a um copo pequeno por dia.

  • Mantenha-se ativo .

Praticar exercícios é de extrema importância para a saúde do corpo.

O PODER DA SOJA NA ALIMENTAÇÃO

Quando analisamos a questão nutricional, a soja é muito rica em proteínas boas. Como o próprio estudo mostra, é indicado limitar a carne vermelha e procurar fontes diferenciadas de proteína. 

Conheça uma receita diferente, com produtos Soja Mania, para você incluir no seu dia a dia e garantir a proteína da refeição!

Acesse a receita completa em nosso blog ou clique aqui!

Fonte:

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/dez-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel#:~:text=Alimenta%C3%A7%C3%A3o%20saud%C3%A1vel%20%C3%A9%20uma%20dieta,adequado)%20e%20qualidade%20dos%20alimentos.


2011, Harvard University. For more information about The Healthy Eating Plate, please see The Nutrition Source, Department of Nutrition, Harvard T.H. Chan School of Public Health, www.thenutritionsource.org, and Harvard Health Publications, www.health.harvard.edu.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
logo-rodape

Rua Wilhelm Knaesel Senior, 763 – Itoupava Central 
Blumenau / Santa Catarina