Qual é a origem da soja?
O primeiro registro da soja como alimento aconteceu há mais de 5000 anos, por um imperador chinês que iniciou o cultivo com o objetivo de evitar o abate de animais. Além de alimento, serviu durante muito tempo como uma moeda de troca para outras mercadorias.
No Brasil, apesar de existirem registros de cultivo de soja desde 1882, a sua real expansão acontece apenas nos anos 70, com a ampliação da indústria de óleo. Nesta mesma década, o grão se torna a principal cultura do agronegócio do país.
Desde 2021, Brasil é o maior produtor de soja do mundo, respondendo por 50% do comércio mundial do grão.
Soja não transgênica (convencional) x Soja transgênica
A principal diferença entre grão convencional e o não convencional, é que o convencional não é um organismo geneticamente modificado (OGM), ou seja, não possui alterações genéticas. Segundo o Jornal da Universidade Estadual de Maringá, esses chamados OGMs são produzidos pela transferência de genes de um ser vivo para outro. Assim, o novo organismo desenvolvido será mais resistente do que o organismo original, resistindo a herbicidas.
Hoje, muitos pesquisadores entendem que a Soja não transgênica é a melhor opção para a saúde do ser humano. Isso se explica no fato de que o consumo de produtos geneticamente modificados traz potenciais riscos para a saúde. Entre eles, o aumento de alergias, aumento da resistência a antibióticos e maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.
Aqui na Soja Mania, todos os nossos produtos são feitos com soja NÃO transgênica, o que nos permite proporcional produtos mais saudável e de mais qualidade!
Referências: