Proteína Vegetal – Conheça os principais benefícios.

Receber a quantidade de proteínas necessárias é uma das principais preocupações daqueles que se tornam ou estão no processo de se tornarem vegetarianos.

Mesmo com a mudança na dieta alimentar é extremamente importante garantir que o corpo continue recebendo os nutrientes necessários para mantê-lo saudável.

A carne animal é a principal escolha como fonte de proteína para dietas onívoras (baseadas em carne e vegetais). Tirar a carne vermelha da alimentação não significa uma imediata deficiência de proteína.

Quando falamos em dietas vegetarianas, a proteína pode ser encontrada principalmente nas sementes, cereais e nos legumes. 

Para garantir uma alimentação à base de vegetais saudável, é necessário combinar diferentes fontes de proteínas. Isso acontece pois alimentos de origem vegetal são ótimas fontes de aminoácidos, o que é importante para digestibilidade, mas não fornecem proteínas completas. Algumas dessas combinações já estão nos pratos de muitos brasileiros, como arroz e feijão.

BENEFÍCIOS DA PROTEÍNA VEGETAL

Estudos apontam que o consumo de proteína vegetal está diretamente associado à uma diminuição do comprometimento renal.

A dieta vegetariana também ajuda a melhorar o controle do peso corporal, a diminuição da massa gorda e os marcadores de resistência à insulina. 

A dieta predominantemente vegetal ainda é conhecida por reduzir a pressão arterial e por regredir as lesões causadas pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias, problema que dificulta a circulação sanguínea. Além disso, pode diminuir a fadiga e falta de ar, e retardar o envelhecimento não saudável.

A DIFERENÇA ENTRE PROTEÍNA VEGETAL E PROTEÍNA ANIMAL

Aminoácidos são compostos extremamente importantes para nosso corpo. Eles influenciam diretamente na melhora do humor, do sono e no desempenho físico.

É através do consumo de alimentos ricos em proteínas que nosso corpo irá adquirir os aminoácidos. 

Diferente da proteína animal, a maioria dos alimentos vegetais possuem proteínas incompletas, fazendo-se necessário a combinação de diferentes alimentos. 

Por outro lado, quando analisamos o aspecto saúde e qualidade de vida, a proteína vegetal se mostra muito mais segura e saudável, influenciando até na prevenção de doenças e outros problemas.

PROTEÍNA VEGETAL E SOJA MANIA

Aqui na Soja Mania, pensamos em criar alimentos naturais, saudáveis e à base de soja não transgênica. Nossos produtos complementam na criação de pratos saborosos que irão mudar a sua rotina de alimentação.

Confira abaixo uma receita com um de nossos produtos como fonte de proteína vegetal!

Clique aqui e acesse a receita completa!

Acesse nosso youtube para mais receitas! Clique aqui!

PROCURANDO FONTE DE PROTEÍNA VEGETAL?

AlimentosProteína vegetal por 100 gCalorias (energia em 100g)
Soja12,5 g140 kcals
Quinoa12,0 g335 kcals
Trigo sarraceno11,0 g366 kcals
Sementes de milhete11,8 g360 kcals
Lentilhas9,1 g108 kcals
Tofu8,5 g76 kcals
Feijão6,6 g91 kcals
Ervilha6,2 g63 kcals
Arroz cozido2,5 g127 kcals
Sementes de linhaça14,1 g495 kcals
Sementes de gergelim21,2 g584 kcals
Grão de bico21,2 g355 kcals
Amendoim25,4 g589 kcals
Nozes16,7 g699 kcals
Avelã14 g689 kcals
Amêndoas21,6 g643 kcals
Castanha do Pará14,5 g643 kcals
(Tabela por Tua Saúde)

Referências

https://ge.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/10-alimentos-ricos-em-proteina-vegetal-veja-lista.ghtml
https://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-proteinas/

Najjar, R. S, Montgomery. B. D, A defined, plant-based diet as a potential therapeutic approach in thetreatment of heart failure: A clinical case series. Complementary Therapies in Medicine, v. 45, p.211–214, 2019.

Oosterwijk. M. M. et al. High Dietary Intake of Vegetable Protein IsAssociated With Lower Prevalence of RenalFunction Impairment: Results of the DutchDIALECT-1 Cohort. Kidney International Reports. v. 4, p. 710-719, 2019.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
logo-rodape

Rua Wilhelm Knaesel Senior, 763 – Itoupava Central 
Blumenau / Santa Catarina