Você sabia que existem alguns motivos mais comuns que levam pessoas a adotarem o vegetarianismo? É claro, cada pessoa tem seu motivo pessoal, mas alguns fatos podem exercer mais influência sobre essa importante decisão.
Ética
No Brasil, a cada minuto, mais de 10 mil animais terrestres, principalmente frangos, porcos e bois – seres dotados de complexa capacidade cognitiva e sensibilidade – são abatidos para a produção de carne, leite e ovos. A decisão vegetariana reflete a escolha de não compactuar com a exploração, confinamento e abate desses animais, reconhecidos como seres capazes de sentir dor, sofrimento e alegria, assim como nossos companheiros caninos.
Saúde
Diversas pesquisas associam benefícios à saúde ao aumento do consumo de produtos de origem vegetal e à redução de produtos provenientes do reino animal. Estudos científicos cada vez mais frequentes e provenientes de fontes respeitáveis demonstram uma ligação direta entre o consumo de carne e o risco elevado de doenças crônicas e degenerativas, tais como diabetes, obesidade, hipertensão e certos tipos de câncer.
Meio ambiente
A indústria pecuária, conforme relatório da ONU, é a principal causa da erosão do solo e da poluição dos recursos hídricos globais. Cerca de 14,5% das emissões de gases de efeito estufa resultantes de atividades humanas têm origem nesse setor, conforme estimativa da mesma organização. Grande parte do desmatamento na Amazônia está vinculada à produção de carne, leite e ovos. Além disso, a maior parte da soja e milho produzidos globalmente não é destinada ao consumo humano, mas sim como ração para animais de fazendas industriais, tornando a produção de alimentos ineficiente.
Sociedade
A produção de alimentos por meio da pecuária não apenas contribui para degradação ambiental, mas também gera desperdício significativo de alimentos. São necessários de 2 a 10 kg de proteína vegetal, como soja, para produzir apenas 1 kg de proteína animal. Em um mundo com um bilhão de pessoas sofrendo com a fome, esse desperdício é socialmente inaceitável. Além disso, a indústria pecuária frequentemente emprega mão de obra em condições degradantes, incluindo trabalho escravo em áreas rurais do Brasil. Estudos indicam que a ética é a principal motivação para a adoção do vegetarianismo, seguida pela saúde e, em menor medida, outras razões.